Menu

sábado, 1 de fevereiro de 2014

2 anos Divagando - Meditação e dicas para Instrumentistas, Coral e Mini-Coral

Olá!!

O aniversário do blog foi dia 30/janeiro, “mâss” as aulas e compromissos impossibilitaram a postagem no dia, por isso, só hoje. Parabéns pra você que nos acompanha há 02 anos! Parabéns pra você que chegou há pouco tempo! Parabéns pra todo mundo! (rsrs) Esperamos que cada um dos leitores persista em buscar conteúdo aqui. Estamos sempre tentando trazer novidades e coisas úteis para a edificação e aprendizado em geral. Então, vamos lá!

O meu post de hoje (fique atento, pois vários colaboradores postarão também) trata sobre música - como você bem pode ter notado no título :) Se você não tem envolvimento nenhum com música, passe o link pra alguém que você acredite ter interesse. E desde já, eu te encorajo a participar do ministério de música em sua igreja, seja em coral, seja tocando algum instrumento...
Enfim, tenho buscado aprender mais sobre música, e isso inclui técnicas, teoria, como adorar apropriadamente, como se comportar adequadamente no ministério e na vida cristã em geral.

Umas das coisas que pude encontrar foi o texto de Efésios 6:10-12 (10.No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; 12.porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”) aplicado diretamente à vida daqueles que são ditos “músicos da igreja”. Pois, devemos estar bem cuidadosos, lembrando que o maligno deseja atrapalhar nossas vidas, e nossa adoração. Paulo nos exorta a vestir toda a armadura. Bem... para vestir algo, devemos muitas vezes tirar alguma(s) peça(s). Não dá pra ficar vestindo “roupa” por cima de “roupa”! O que isso quer dizer é que, existem coisas que quando estão presentes em nossas vidas, impedem/dificultam a presença de outras. Esta é uma luta constante, que vai perdurar até o dia final: a luta da Natureza Velha x Nova Natureza. 





Fazendo parte do ministério de música, algumas coisas específicas devem ser observadas. Se elas estiverem presentes, deveremos batalhar para abandoná-las:


- Apatia (Ser insensível ou indiferente é ruim para qualquer crente, pois afeta no trato com outros, afeta na comunhão. E um músico precisa dialogar);

- Passividade (Obviamente é requerido que um músico seja exatamente o contrário: ativo, participativo, atuante);

- Negligência/Descuido (não dá pra ser irresponsável e/ou relapso na obra de Deus);

- Medo (É preciso disciplina, estar bem aplicado para na hora da execução estar pronto. Também vale salientar que sem a dependência do Senhor, só confiando nas suas próprias habilidades, não vai funcionar. Oração é bem importante antes do inicio das atividades. Também é preciso estar pronto para responder questões a respeito da música na igreja, sem medo. Coisas do tipo: "Porque não cantamos música de tal banda/grupo?", entre tantas outras que surgem. Para isso a Bíblia deve ser um Livro Companheiro do músico);

- Muitos negócios/compromissos (Músico não é pastor - geralmente (rsrs) - então, provavelmente tem uma vida secular ativa. Porém, é de extrema importância ser organizado, para que essas atividades não prejudiquem as responsabilidades na igreja);

- Orgulho (Sentimento muito comum nos músicos. Aquele excesso de admiração a si mesmo. Aquela "amostração", aquela necessidade de se sobrepor aos outros. A Palavra condena a altivez, a soberba, a arrogância. A humildade é muito importante. No ministério de música ela é essencial);

- Avareza (É muito difícil lidar com pessoas gananciosas e consequentemente, mesquinhas. Não estou nem falando no sentido financeiro. Mas vejam só, cada um tem dons que Deus deu. Alguns desenvolveram o que receberam, gerenciam bem, e tal...Tiveram oportunidade de estudar e tudo mais. Então, seja em coral (ou mini-coral), ou orquestra (ou mini-orquestra), cada um pode contribuir com os outros o que sabe. Ao invés de guardar tudo para si, como se fosse se diminuir, fazendo assim);


- Vícios (o "EU" deve estar sempre colocado de lado. Por exemplo, é muito bom arranjar músicas - eu particularmente, amo! - mas, devemos sempre lembrar que nada deve tirar o foco da adoração. Existe um limite);

- Raiva;

- Enganação/Fraude.

Para esses 2 últimos itens da lista, gostaria de colocar um trecho de um post do Pr. James Koerts (em breve postarei mais sobre seu material):

"Existem muitas razões pelas quais, eu não me envolvo na chamada 'guerra na adoração'... eu nunca fui muito competitivo, e eu tenho uma fobia genuína à confrontação. Eu simplesmente odeio a ideia de irmãos e irmãs em Cristo brigando uma guerra. Na verdade, estamos no mesmo time (em uma guerra real, mas não uns contra os outros)... Também não estou recomendando a opção de que você "enfie a cabeça debaixo da terra (nota da trad.: se esconda/fuja)". Eu acho que você sabe em que acredita, e o que convém no ministério. E eu venho com uma razão muito boa para a qual a'guerra na adoração' é uma perda de tempo:

Você tem coisas mais importantes pra fazer. 

Você realmente tem.

Pode parecer clichê para alguns de vocês, mas é uma verdade consistente: Pessoas estão morrendo e indo para o inferno todos os dias. [...]"



Efésios 6:13 – “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.






"BE STRONG"









Agora, DICAS!!!

Existem tantas coisas para se lembrar, para se ter um bom ensaio de coral/orquestra, mas tem 5 que são muito importantes:

1) Planeje (É indispensável que os líderes percebam a importância de estar preparados. Com tudo planejado, o ensaio vai fluir com empolgação e energia.)

2) Limpe (Certifique-se de que o espaço do ensaio esteja limpo. Nada de sujeira e partituras espalhas por todo lugar. O ambiente deve proporcionar conforto. Limpe, limpe.)

3) Sempre inicie na hora (Se você não inicia na hora certa, abre precedentes para os outros acharem que está tudo bem se atrasar. 5 minutos perdidos, são 5 minutos que poderiam ser usados em oração, ou revisando uma música.)

4) Não esqueça de orar (Sim, é um ensaio. Mas, a oração ajuda a preparar nossos corações para a adoração.)

5) Estimule os relacionamentos (Certifique-se de que todos se conhecem. Você está construindo uma comunidade. Se todos se importam uns com os outros, oram uns pelos outros, será mais fácil conduzir as atividades durante o ano.)

SBRS - Seminário Batista Regular do Sul (2013)



Temos muitas outras coisas para compartilhar, que vão ficar para os próximos posts. Espero que você tenha sido abençoado com as meditações e dicas!
Abraço!




2 comentários: